21 de set. de 2010

ATIVIDADES:


DRAMATIZAÇÃO: OS AMIGOS DAS ÁRVORES


ÁRVORE – Eu tenho amigos. Vem cá, Sol… Vem cá, chuva… contem aos nossos amiguinhos da escola como vocês me ajudam!

SOL – Eu arrebento o fruto e a semente cai na terra. E, assim, nascem muitas plantinhas.

ÁRVORE – Sabe sol, às vezes você é tão forte, que me prejudica.
Você torra as minhas folhas. Seca a terra onde vivo.

SOL – Eu atrapalho muito, porque nem sempre a chuva aparece.

CHUVA – Aqui estou eu, estavam falando de mim, não é?

ÁRVORE – Mas você também me prejudica quando custa a aparecer e fica dias e dias caindo e encharcando tudo a minha volta.

SOL – Quando eu volto, tenho um trabalhão para secar tudo.

CHUVA – Gostaria de ser sempre amiga e vou ensinar uma musiquinha para cantarmos juntos:

Pingo, pinto, mas de leve
Ouvem os ouvidos meus
Vem o Sol já muito em breve
Chuva e sol são dons de Deus
(Música Ciranda, cirandinha)

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:

ARTE:

Dar a cada criança uma folha com o desenho de um tronco de árvore, para colarem folhas e flores secas que trouxeram de casa ou recolhidas em jardins ou parques.

Recortar flores grandes em papel colorido e fazer móbiles

Fazer pequenos arranjos com galhos e flores secas em vasinhos de barro

Fazer desenhos, pinturas, recortes e dobraduras de plantas ou parte delas.

CULMINÂNCIA

Plantio de árvores em área verde da escola

Exposição dos trabalhos feitos durante o projeto

Exposição das plantinhas cultivadas pelas crianças

Jornal mural com a conclusões e observações das crianças feitas durante o projeto. As próprias crianças o ilustrarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário