16 de set. de 2010

SETEMBRO DAS FLORES

O mês de setembro marca a chegada da primavera, nos países do hemisfério sul. É quando se

inicia a transição dos dias mais frios do inverno para o período mais ensolarado e quente, ressaltados pelas cores vibrantes das árvores, plantas e flores que embelezam essa estação.

Em setembro também comemoramos o Dia da Árvore.

Desde o século 19, o Dia da Árvore é comemorado em 22 de abril nos Estados Unidos. Essa data foi escolhida em homenagem ao aniversário do governador Julius Sterling Morton, que durante o período de sua administração incentivou os moradores do estado de Nebraska a plantar árvores no intuito de transformar a paisagem daquela região.

Aqui no Brasil, comemora-se o Dia da Árvore no dia 21 de setembro. O dia foi elegido em razão dos povos indígenas que sempre cultuaram as árvores durante a época das chuvas, ou quando a terra era preparada para semeadura, geralmente no início da primavera.

No entanto, as regiões Norte e Nordeste do Brasil celebram a árvore em outra data. Por força de um Decreto-Lei, de 26 de fevereiro de 1965, a Festa Anual da Árvore acontece na última semana de março. Isso ocorre por conta das diferenças climáticas que há nas localidades mais ao norte e as regiões mais ao sul do nosso país: é por volta de março e abril que se inicia o período de chuvas nas regiões Norte e Nordeste, enquanto que no resto da país o clima chuvoso está chegando ao fim.

As árvores não têm apenas a função paisagística.

Elas protegem as lavouras contra os ventos, fornecem sombra e amenizam o problema da poluição atmosférica. Para o meio ambiente, as árvores são fundamentais, pois servem de abrigo e fornecem alimentos para diversas espécies de animais, inclusive o homem, que se alimenta de seus frutos.

As árvores ajudam a equilibrar o clima de uma região. Observe, por exemplo, um parque ou floresta e sinta o clima mais fresco. Além disso, elas formam uma parede que impede a propagação de ruídos, o que faz com que muitas habitações instalem "cercas vivas" para criar ambientes mais silenciosos.

Para a economia, as árvores fornecem a matéria-prima para móveis, utensílios domésticos e a celulose, que serve para a produção de papel. Mas é importante que, no momento da compra, a pessoa saiba escolha produtos oferecidos por empresas que possam comprovar a origem da madeira, ou seja, as que utilizam madeira de reflorestamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário