27 de mar. de 2010

SUGESTÔES DE PÁSCOA





Que tal uma cenoura de papel que poderá ser enchida com guluseimas!





Para brincar com as crianças, dedoche de coelho.

HISTÓRIA DA PÁSCOA



A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim:


25 de mar. de 2010

IDÉIAS PARA PÁSCOA




Brincadeiras/Dinâmicas para Páscoa I


Chicotinho queimado com ovos!Idade: 3 - 12 anos
Material: Mini ovos de chocolate (no mínimo 1 por criança)
Objetivo: Associar palavras. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

Jogando:
Dividir as crianças em duas ou mais equipes.
Esconder os mini ovos em diversos locais.
Informar às crianças se estão perto ou longe dos ovos.
Quente: perto
Frio: longe.
Os ovos encontrados serão colocados em cestas. A equipe que recolher mais ovos será a vencerdora.
Ao final juntar todos os ovos e distribuir para as crianças.



Corrida da colher com ovos de Páscoa.

Idade: 5 - 12 anos
Material: Ovos pequenos de chocolate (no mínimo 1 por criança), colher (1 por equipe), cones (1 por equipe), cestos (1 por equipe) giz.
Objetivo: Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção e estabilização. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

Jogando:
Dividir as crianças em duas ou mais equipes arrumadas em colunas.
Marcar a linha de saída com giz. Colocar na extremidade oposta os cones.
As colunas devem ficar atrás da linha, um cesto com ovos de chocolate deverá ser colocado ao lado da primeira criança.
A criança que estiver na frente deverá pegar um ovo na cesta, colocar na colher e condizir, o mais rápido possível até dar a volta pelo cone e retornar para sua equipe, entregando a colher para o próximo da coluna. E assim sucessivamente. A equipe que terminar primeiro será vencedora.
Ao final cada criança fica com o ovo que usou na brincadeira.


Corrida da colher com ovos de Páscoa.

Idade: 5 - 12 anos
Material: Ovos pequenos de chocolate (no mínimo 1 por criança), colher (1 por equipe), cones (1 por equipe), cestos (1 por equipe) giz.
Objetivo: Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção e estabilização. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

Jogando:
Dividir as crianças em duas ou mais equipes arrumadas em colunas.
Marcar a linha de saída com giz. Colocar na extremidade oposta os cones.
As colunas devem ficar atrás da linha, um cesto com ovos de chocolate deverá ser colocado ao lado da primeira criança.
A criança que estiver na frente deverá pegar um ovo na cesta, colocar na colher e condizir, o mais rápido possível até dar a volta pelo cone e retornar para sua equipe, entregando a colher para o próximo da coluna. E assim sucessivamente. A equipe que terminar primeiro será vencedora.
Ao final cada criança fica com o ovo que usou na brincadeira.


Mímica de Páscoa

Idade: 7 - 14 anos
Material: Cartões com desenhos/palavras que retratem símbolos da Páscoa (ovos, coelho, cesta, símbolos religiosos, alimentos)
Objetivo: Discutir o significado da Páscoa. Expressar-se gestualmente.

Jogando:
Em uma roda de conversa discutir o significado da Páscoa e de seus símbolos. Esclarecer eventuais dúvidas.
Cada criança deverá retirar um cartão sem que as demais vejam. Um participante por vez realizará mimica que represente seu cartão e as demais tentarão adivinhar o que é.
Pode ser feito em grupo.


O Salto do Coelhinho

Idade: 3 - 8 anos
Material: Giz (ou outro material para marcar)
Objetivo: Executar habilidade motora fundamental de locomoção (saltar distância) e estabilização (equilíbrio dinâmico).

Jogando:
Demarcar duas linhas. As crianças deverão saltar de uma linha para a outra, como se fossem coelhinhos. Aumentar a distância entre as linhas conforme forem conseguindo executar a tarefa

24 de mar. de 2010

ANIVERSARIANTES DE ABRIL





ROSECLER DALL'AGNOL 09/04

ELCI TASSI 28/04

15 de mar. de 2010

LINHA DO TEMPO

No dia 13/03/2010, a turma 72, realizou atividades práticas envolvendo a localização temporal ( antes e depois de Cristo ) através do uso espacial da linha do tempo, na aula de história da professora Tiane Pacheco Lovatel.











14 de mar. de 2010

TRABALHO SOLICITADO PELOS ALUNOS DO 4º ANO - A CASA MONSTRO











DJ Walters (Mitchel Musso) é um garoto de 12 anos que acredita que há algo de estranho na casa do velho Nebbercracker (Steve Buscemi), localizada do outro lado da rua. Tudo que passa perto da casa simplesmente desaparece, incluindo triciclos, brinquedos e animais de estimação. Na véspera do Dia das Bruxas, DJ e seu amigo Chowder (Sam Lester) deixam que a bola de basquete com a qual estão jogando caia no terreno de Nebbercracker, sumindo misteriosamente. Logo em seguida a casa tenta devorar Jenny (Spencer Locke), uma amiga de ambos, que é salva do ataque. Eles tentam avisar a todos do perigo que é a casa, mas ninguém acredita neles. O trio recorre a Skull (Jon Heder), um preparador de pizza preguiçoso que ganhou fama por no passado ter jogado videogame por 4 dias seguidos. Skull acredita que a casa tenha adquirido alma humana e que o único meio de eliminar o perigo que ela representa seja acertando-a direto em seu coração. É quando os amigos elaboram um plano que permita que entrem na própria casa.


Três crianças atravessam para o outro lado da rua para desvendarem um mistério e viverem a maior aventura de suas vidas. DJ, a criança do outro lado da rua, é quem tem o plano. Jenny, a novata, tem a inteligência e Bocão, o melhor amigo de DJ, não tem a menor idéia de nada.

Este filme nos fez repensar várias coisas, como: não nos preocuparmos com o que não nos pertence, valorizar as amizades, não falar com estranhos, não nos metermos na vida alheia e muito mais, não tentar resolver o que não está a nosso alcance!!!!! O filme é muiro bom. E as crianças fizeram uma reconstrução da Casa Monstro em grande estilo.

TRABALHO DA PROFESSORA SIMONE DAMINI













Com muita dedicação e expressão artística, foi lançada uma ideia aos alunos da 6 ª série. A professora Simone Damini levou uma Caixa de Sabão em Pó, onde todos puderam pegá-la, olhá-la e ler o que mais lhe chamou a atenção.Feito isso, foi realizada uma conversa oral dos pontos importantes observados por cada aluno (a). Cada um é claro, com sua posição. A conversa se estendeu e muitos foram os tópicos abordados: marca, código de barras, lavagem em máquina ( procedimento), lavagem no tanque, quantidade do produto, quantidade usada, enfim. Todos participaram ativamente. Foi uma OBSERVAÇÃO, LEITURA e INTERPRETAÇÃO VISUAL do produto. Em seguida a proposta foi lançada. Cda um teria que inventar um produto, no caso, Sabão em Pó, com os quesitos que achariam mais importantes. Deu certo. Ficou maravilhoso!!!! No final do trabalho os alunos se dispuseram a vender o produto, usando seu poder de convencimento aos compradores que eram seus colegas!!!!
Que show!!! é a TV

12 de mar. de 2010

REUNIÃO COM A ESCOLA E COMUNIDADE

No dia 11 de março de 2010 às 18h e 45 min. realizou - se nas dependências da EMEF Arlindo Luiz Osório, reunião com pais e professores a fim de apresentar o sistema avaliativo conforme o Regimento Escolar, repassar a linha de ação e o calendário letivo deste ano para análise.
Após a explanação a comunidade escolar, pais e professores analizaram e aprovaram os assuntos em pauta.

6 de mar. de 2010

O ANO DE 2010 COMEÇANDO

No dia 22 de março de 2010 reiniciamos às aulas com força total.
Os alunos foram recepcionados no saguão da escola, com posterior apresentação dos professores e suas respectivas disciplinas.
Além disso, tivemos todos, alunos e professores a satisfação de ouvir uma poesia, recitada pelo professor de educação física Anselmo de boas vindas ao espaço escolar.
Após esta abertura, cada turma com 2 professores acompanhantes,realizou uma dinâmica onde foram colocadas as expectativas para o ano de 2010.
Em seguida, foi oferecido um lanche especial aos alunos e o desejo de um ano repleto de realizações e muito estudos.