23 de jun. de 2010

NOVIDADE NO AR

Navegando pela internet encontrei um relato sobre o Portal do Professor, elaborado por Roselene Pan professora multiplicadora do NTE, que poderá ser de grande utilidade pra os professores.
Seja curioso !
Link o Portal do Professor !Link

22 de jun. de 2010

PSICOMOTRICIDADE


PAINÉIS DA COPA

Com muita criatividade o 3º ano A, da professora Iara Busato entrou no ritmo da Copa, confeccionaram painéis com o mascote Zakumi, fizeram a taça e a bola Jabulani.
Ficou Show !!!

SAÚDE E ESCOLA




17 de jun. de 2010

CINEMA NO TEATRO











PALESTRA : ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE

Com muita clareza e princípios educativos, os acadêmicos do VII nível de Enfermagem da UPF, Felipe Brock, Mayara B. Rosado, Adriana V. de Carvalho, ValterFavaretto, Rodrigo Grosselli e Evandro Igna sob a coordenação da professora Rejane A. de Carvalho palestraram e orientaram os alunos da 7ª e 8ª séries, sobre ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE.
Foram abordadas questões básicas referentes ao tema proposto, bem como, medidas preventivas da saúde da criança e do adolescente.

REPORTAGEM DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ

Neste dia 10/06/2010 a Tuma 61 e 4º ano A participaram da Coluna do Jornal Diário da Mannhã na Sala de Aula, cujo o Projeto foi aderido pela professora Simone Damini, ainda no início do ano.
Com o tema: COPA DO MUNDO 2010 os alunos desenvolveram trabalhos que criativos: como a confecção de cartazes, recorte e colagem de letras para formação de frases, pesquisa no Laboratório de Informática, tendo assim subsídios para tal projeto.
Com balões, jornais, cola e bandeiras dos países participantes foi criada a bola da Copa.
Já o 4º ano A fez um estudo aprofundado sobre a Terra e criou com a ajuda de balões e jornais o planeta, aproveitando materiais simples e recicláveis, preservando assim o meio ambiente.

TRABALHO 5º ano B




16 de jun. de 2010

PROJETO DE LEITURA




A professora Cristiane dos 5º ano A e B trabalhou com as turmas, o Projeto de Leitura sobre o livro de literatura infantil, O Mágico de Oz.
Após a leitura e interpretação os alunos confeccionaram os personagens da história com diversos materiais alternativos.


























































MEIOS DE TRANSPORTES

Para trabalhar os meios de transportes o 4º ano A das professoras Simone Damini e Kélen Morgane, foi confeccionado um dos meios de transportes mais utilizadospelas pessoas atualmente " o ônibus".
Ficou muito legal !

CAIPIRA

Em ritmo de Festa Junina A profª estagiária Kelen Morgane e Simone Damini começaram suas atividades em alto estilo.
Trajada à carater, confeccionou juntamente com os alunos do 4º ano A, o caipirinha e a caipirinha da festa junina.
Êta beleza sô !!!!!

FESTA JUNINA COM SUCESSO



Neste dia 12 de junho aconteceu na EMEF Arlindo Luiz Osório a festa junina, onde estiveram presentes nossos alunos e a comunidade escola. Podemos dizer com grande alegria que a festa foi um SUCESSO.
Muita pipoca, bolo, cachorro-quente, carapinha, sem falar na pescaria que foi um show.
Tivemos também a escolha dos caipiras 2010 :
Vitória do 4º ano A
Cristhyan Polmann 3º ano B
Cassiele Valendorf e Alisson Kaiser T. 62











9 de jun. de 2010

8 de jun. de 2010

1 de jun. de 2010

CORPUS CHRISTI – O que é?

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes.
O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
A tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares onde chegaram seus imigrantes, como por exemplo Florianópolis. [2]
O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza. [3]
No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando. Veja a seguir algumas cidades onde é possível encontrar esse tipo de arte popular.