Realizaram a oficina "Máscara de Balão ", onde utilizaram balões, jornais, cola, tinta guache, pincel e tesoura.
Mais uma vez os alunos demonstraram criatividade e trabalho.
Parabéns 4º ano A !
Aqui estarão postadas algumas atividades e eventos desenvolvidos pela escola, e também, sugestões de atividades para o desenvolvimento do dia a dia do professor.
... privilegia a utilização do computador como uma ferramenta pedagógica que auxilia o processo de construção do conhecimento.
... possibilita que o computador seja um meio e não um fim, transformando-o em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, que devem ser devidamente utilizadas, para que tal instrumento não se torne um adereço na educação travestido de modernidade.
... exige, para um uso produtivo do computador, definir a atividade (o que faremos?), especificar os objetivos (para que faremos?), planejar as estratégias (como faremos?), sistematizá-las e avaliar o trabalho realizado.
... desperta no aluno atitude de pesquisa, investigação, transformação, construção, para a ampliação do conhecimento nas diversas disciplinas, possibilitando o desenvolvimento da linguagem tecnológica do mundo atual.
... gera vantagens para o aluno que devem ser observadas com bastante propriedade: desenvolvimento do raciocínio lógico, organização e concentração na realização de atividades, gerenciamento dos próprios erros de forma produtiva, estímulo à curiosidade, explorando o novo, atitude de cooperação, enfim, disciplina no processo de ensino-aprendizagem.
... inova o processo ensino-aprendizagem, propiciando também atitude de cooperação entre os alunos e desenvolvimento integral do aluno
DRAMATIZAÇÃO: OS AMIGOS DAS ÁRVORES
ÁRVORE – Eu tenho amigos. Vem cá, Sol… Vem cá, chuva… contem aos nossos amiguinhos da escola como vocês me ajudam!
SOL – Eu arrebento o fruto e a semente cai na terra. E, assim, nascem muitas plantinhas.
ÁRVORE – Sabe sol, às vezes você é tão forte, que me prejudica.
Você torra as minhas folhas. Seca a terra onde vivo.
SOL – Eu atrapalho muito, porque nem sempre a chuva aparece.
CHUVA – Aqui estou eu, estavam falando de mim, não é?
ÁRVORE – Mas você também me prejudica quando custa a aparecer e fica dias e dias caindo e encharcando tudo a minha volta.
SOL – Quando eu volto, tenho um trabalhão para secar tudo.
CHUVA – Gostaria de ser sempre amiga e vou ensinar uma musiquinha para cantarmos juntos:
Pingo, pinto, mas de leve
Ouvem os ouvidos meus
Vem o Sol já muito em breve
Chuva e sol são dons de Deus
(Música Ciranda, cirandinha)
SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
ARTE:
Dar a cada criança uma folha com o desenho de um tronco de árvore, para colarem folhas e flores secas que trouxeram de casa ou recolhidas em jardins ou parques.
Recortar flores grandes em papel colorido e fazer móbiles
Fazer pequenos arranjos com galhos e flores secas em vasinhos de barro
Fazer desenhos, pinturas, recortes e dobraduras de plantas ou parte delas.
CULMINÂNCIA
Plantio de árvores em área verde da escola
Exposição dos trabalhos feitos durante o projeto
Exposição das plantinhas cultivadas pelas crianças
Jornal mural com a conclusões e observações das crianças feitas durante o projeto. As próprias crianças o ilustrarão.
Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
O mês de setembro marca a chegada da primavera, nos países do hemisfério sul. É quando se
inicia a transição dos dias mais frios do inverno para o período mais ensolarado e quente, ressaltados pelas cores vibrantes das árvores, plantas e flores que embelezam essa estação.
Em setembro também comemoramos o Dia da Árvore.
Desde o século 19, o Dia da Árvore é comemorado em 22 de abril nos Estados Unidos. Essa data foi escolhida em homenagem ao aniversário do governador Julius Sterling Morton, que durante o período de sua administração incentivou os moradores do estado de Nebraska a plantar árvores no intuito de transformar a paisagem daquela região.
Aqui no Brasil, comemora-se o Dia da Árvore no dia 21 de setembro. O dia foi elegido em razão dos povos indígenas que sempre cultuaram as árvores durante a época das chuvas, ou quando a terra era preparada para semeadura, geralmente no início da primavera.
No entanto, as regiões Norte e Nordeste do Brasil celebram a árvore em outra data. Por força de um Decreto-Lei, de 26 de fevereiro de 1965, a Festa Anual da Árvore acontece na última semana de março. Isso ocorre por conta das diferenças climáticas que há nas localidades mais ao norte e as regiões mais ao sul do nosso país: é por volta de março e abril que se inicia o período de chuvas nas regiões Norte e Nordeste, enquanto que no resto da país o clima chuvoso está chegando ao fim.
As árvores não têm apenas a função paisagística.
Elas protegem as lavouras contra os ventos, fornecem sombra e amenizam o problema da poluição atmosférica. Para o meio ambiente, as árvores são fundamentais, pois servem de abrigo e fornecem alimentos para diversas espécies de animais, inclusive o homem, que se alimenta de seus frutos.
As árvores ajudam a equilibrar o clima de uma região. Observe, por exemplo, um parque ou floresta e sinta o clima mais fresco. Além disso, elas formam uma parede que impede a propagação de ruídos, o que faz com que muitas habitações instalem "cercas vivas" para criar ambientes mais silenciosos.
Para a economia, as árvores fornecem a matéria-prima para móveis, utensílios domésticos e a celulose, que serve para a produção de papel. Mas é importante que, no momento da compra, a pessoa saiba escolha produtos oferecidos por empresas que possam comprovar a origem da madeira, ou seja, as que utilizam madeira de reflorestamento.