23 de ago. de 2011

Somos nós de novo! 4º ANO A e 2º Ano B











Mais uma vez as turmas do 4º Ano A e 2º Ano B, das professoras Simone Damini e Maria do Carmo Fernandes emarcaram presença na Jornadinha de Literatuta 2011. Foram momentos muito alegres e de muita cultura, dança, teatro, música e conversas paralelas foram algumas das nossas programações desta tarde chuvosa e fria. Mas VALEU A PENA!!!!! As crianças se divertiram muito e nós como professoras mais ainda. Quem ama o que faz, faz com prazer e segurança! Vamos em frente que 2013 nos aguarda.







22 de ago. de 2011

O 2º ANO E A DIFICULDADE ORTOGRÁIFIA NH!




A prô Maria do Carmo Fernandes, do 2º ANO B, introduziu a dificuldade ortográfica NH cm a confecção da Joaninha e o recorte e a colagem das letrs que compunham o mesmo. As crianças adoraram o trablho e convenhamos ficou uma graça!!!!





COMEÇOU O SHOW DA LEITURA 2011!


21 de ago. de 2011

SALA DO APOIO PEDAGÓGICO














Essa sala é muito aconchegante. A prô Lisi se encarregou de deixá-la agradável para que os alunos possam se sentir bem e a aprendizagem fluir de forma diferenciada da sala de aula. A ludicidade está a cargo da aprendizagem e a aprendizagem a cargo das novidades e inovações
que a professora se esforça para diariamente proporcionar aos seus alunos.









16 de ago. de 2011

Atividades para Pintar sobre o Folclore- Sugestão




É claro que existem muitas outras formas de explorar o Folclore, colorir é uma delas, porém, antes de tudo isso, a criança precisa estar ciente do significado da palavra, da contação das lendas, da confecção de novos materiais que envolvam o tema em questão, e ainda, da Produção Espontânea daquilo que já sabe. Não podemos apenas sugerir desenhos e solicitar a pintura, mas sim, explicar, comentar, conversar, usar os multimeios para a contação, LER e principalmente, REGISTRAR!

Folclore Brasileiro


O folclore Brasileiro é composto por mitos e lendas das regiões do Brasil, ou seja, há mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, dia do Folclore, festividades e comemorações.

Mas, o que é folclore? Uma definição para o folclore pode ser a seguinte: um conjunto de mitos, lendas e parlendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. Veja agora algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil.

Boitatá: Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como “fogo que corre”.

Boto: Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Lobisomem: Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente.

Saci-Pererê: O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas. O folclore é comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil. Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem.

O importante mesmo é que todo este conto faz parte da historicidade e cultura de uma gente que ama contar e inventar histórias e quanto mais interessante for o conto mais fácil ele se dissemina de pessoa para pessoa, de pai para filho, de avó para neto e e por ai vai se multiplicando as maneiras de se contar tantas lendas advindas do imaginário humano. O Folclore faz parte da cultura de diversas regiões do Brasil sendopor isso uma patrimônio cultural de uma nação tão grande e rica como é o Brasil.

Fonte: http://www.mundodastribos.com/folclore-brasileiro-tudo-que-voce-quer-saber.html

15 de ago. de 2011

Lembrança aos Papais 5º Ano A - Prof. Tecla

Os alunos juntamente com a Professora Tecla prepararam um lindo presente para os seus papais. Confiram!! Parabéns alunos e Prof. Tecla.


Presente aos Pais - 2º Ano A









Muito lindo e caprichao foi o presente em homenagem aos pais da turma do 2º Ano A , da Professora Renata Mezzomo. Ficou especial!!! Parabéns alunos e professora.




12 de ago. de 2011

Lembrança ao Dia dos Pais 1º ANO A

Os alunos do 1º Ano A, da Professora Simone Damini, homenagearam seus pais com um lindo cartão e uma foto emoldurada de EVA. O trabalho ficou um mimo.

10 de ago. de 2011

Folder Jornada de Literatura 2011 - UPF



O Folder informativo nos sugere diversas interpretações, precisamos trabalhar a criticidade, a criatividade e a inteligência dos nossos alunos!!!!



Estamos no BLOG da Jornadinha

Trabalho do aluno Pedro Arthur Falcõ - 4º ano A - Prô Simone Damini








quinta-feira, 28 de julho de 2011
Leitores realizam Pré-Jornadinha
Os leitores estão lendo as obras indicadas para a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura.
A Professora Simone Damini e os seus alunos começaram o trabalho de Pré-Jornadinha conhecendo as obras da autora Lenice Gomes. A obra Mafuá dos Magafamágicos editado pela Paulinas fez sucesso com os pequenos.



Fonte: http://6jornadinha.blogspot.com/2011_07_01_archive.html

Passeio Turístico no Município



As turmas do 4º ano A e B, realizaram no dia de hoje um passeio turístico muito interessante. Conhecemos juntos um pouco mais do nosso município e descobrimos muitas coisas legais. Um dos lugares mais emocionantes foi a ida até o AEROPORTO de Passo Fundo e o contato direto com um avião, o que para muitos alunos foi surpreendente. Ainda conseguimos entrar em um deles e visualizar o pouso e a sua decolagem. Esse passeio foi ESPECIAL!!! Prô Cristiane e Prô Simone Damini, parabéns pelo belo trabalho!

Folclore Brasileiro e Mate Riograndense




Os alunos do 4º Ano A, da Prô Simone Damini fizeram um trabalho de recorte, montagem e colagem da nossa tradicional cuia de chimarrão, tão falada e utilizada pelo nosso povo. O trabalho ficou bem legal e puderam ser explorados alguns costumes e perpassam anos, de pais para filhos, assim como as lendas!

Poesia e o Meio Ambiente - 3º Ano A


Com bastante criatividade o 3º Ano A, da Prô Iara escreveu poesias sobre o Meio Ambiente. Os alunos puderam expressar seus pensamentos e seus desejos através da escrita. As poesias ficaram muito legais e criativas. parabéns Prô Iara.

BULLYNG nas Escolas



Com a leitura de uma história que trata em especial do bullyng, os alunos do 1º ano A da Prô Simone Damini, confeccionaram uma florzinha no Projeto de Leitura com Prô Dinorá, enfatizando que mesmo as pequenas coisas, assim como uma florzinha merecem todo o nosso respeito e a nossa admiração. O trabalho ficou pra lá de especial!!! Parabéns Prô Dinorá

O Saci Pererê do 2º Ano A - Introdução CE-CI


Aproveitando as Datas Comemorativas e a importância do Folclore para a nossa educação, a Prô Maria do Carmo juntamente com seus alunos, confeccionou o Saci Pererê e como não poderia ser diferente, ainda utilizou a confecção do mesmo para a introdução do CE-CI na escrita e na leitura. Os sacizinhos ficaram ótimos! Parabéns Prô Maria do Carmo!

9 de ago. de 2011

Lindo!




Crie glitters aqui!


4º ano A - Finalizando os Contos de Fadas








A proposta superou a minha expectativa. A quadrinização9 emolduramento) dos desenhos para o fechamento do Livro dos Contos de Fadas foi um sucesso. Os alunos além de realizar a pintura dos desenhos dos contos trabalhados, ainda tinham que fazer uma moldura para o trabalho e depois em sequência recontar o conto. Cada aluno recebeu uma parte do conto e o todo o formou novamente. Os trabalhos ficaram lindos. São artistas de grande categoria! Parabéns!!!!