30 de abr. de 2010

MANHÃ DE FORMAÇÃO

INTRODUÇÃO DA LETRA B



A estagiária do 1ºano B, professora Vanusa, introduziu a letra B através da confecção de um boneco de batata.
As crianças montaram o boneco com muito empenho.
Parabéns 1ºano B

27 de abr. de 2010

Projeto SORRIA PASSO FUNDO



A escola recebeu a visita do Projeto SORRIA PASSO FUNDO com muito entusiasmo.
Os alunos participaram do teatro educativo com muito interesse.

NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA







A professora de ciências faz aula no laboratório de informática.

O computador sendo um instrumento de educação.
PARABÉNS PRÔ MARIA !

VIAJANDO COM A PRÔ TIANE





Voltar no tempo e fazer uma viagem pelo mundo foi o trabalho desenvolvido pela professora Tiane com seus aluno.

Confeccionou um mapa mundi onde todos os alunos participaram .


26 de abr. de 2010





Hoje concluímos os trabalhos de estudos sobre o MAIS EDUCAÇÃO com as colegas do turno da tarde.


Parabéns colegas! Foi um sucesso!


SEMANA DO LIVRO Personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo



Filme Negativo

20 de abr. de 2010

A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma:


Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Assim, a escola ALO, mais uma vez marcou presença no evento, onde os alunos foram acompanhados pela Prof. Simone Damini - Projeto de Leitura e pelo Prof. Luciano Redin - Geografia, a uma Palestra no Teatro Múcio de Castro para entendermos um pouco sobre a questão. Lá assistimos a um curta e posteriormente discutimos sobre algumas questões básicas de convivência.
Os alunos aproveitaram bastante a conversa e participaram da mesma, dando depoimentos e usando exemplos diários de vida.
Foi muito interesante, além de proveitoso!!!










MAIS EDUCAÇÂO

O MEC em conjunto com SECAD com parceria FNDE, Secretarias de Educação Municipais e Estaduais e Escola objetiva a implementação de educação integral a partir da reunião dos projetos sociais desenvolvidos pelos ministérios envolvidos.
O projeto de educação integral tem como desafio estabelecer um diálogo ampliado entre escolas e comunidades.
Podemos ampliar esta distância onde a escola tem um papel importante frente ao programa MAIS EDUCAÇÃO com um princípio básico LUGAR DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS É NA ESCOLA.
A educação integral exige mais que um compromisso, impõe também, principalmente projetos pedagógicos, formação de seus agentes, infra-estrutura e meios de implantação.
A participação dos educadores, educandos e das comunidades que podem e devem contribuir para ampliar os tempos e espaços de formação de nossas crianças, adolescentes e jovens na perspectiva de que o acesso a educação pública seja complementado pelos processos de permanência e aprendizagem.
Com o intuito de aprofundamento no programa, os professores da EMEF Arlindo Luiz Osório iniciaram os estudos a partir de leituras e sistematizações, organizadas em trabalhos de grupo.






GRUPOS DE ESTUDOS APRESENTAM TRABALHOS

A parte introdução do programa MAIS EDUCAÇÃO teve como protagonista as
professoras Nalú e Simone Damini que apresentaram um belíssimo trabalho.







Em seguida as professoras Tiane e Regina apresentaram a parte

AS DIFERENÇAS NA ESCOLA



A COMUNIDADE SEM LUGAR.

16 de abr. de 2010

DESCOBRIMENTO DO BRASIL





22 DE ABRIL



DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Quem descobriu o Brasil?

Foi Pedro Álvares Cabral no dia 22 de abril de 1500!
A expedição organizada pelos portugueses a pedido do Rei Dom Manuel tinha como objetivo repetir o feito de Vasco da Gama e chegar às Índias. Estavam em busca de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias!
Não se sabe ao certo por que Cabral desviou tanto a oeste da sua rota original, sabemos apenas que não fosse isto os portugueses não teriam descoberto as terras no depois chamado novo mundo.
No dia 22 ouvi-se um grito "terra vista"! Avistaram um monte, que recebeu o nome de Monte Pascal. O nome dado a terra descoberta foi Terra de Santa Cruz, atualmente cidade de Porte Seguro na Bahia. O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil encontrado no litoral!
A carta escrita por Pero Vaz Caminha e enviada para o rei em Portugal descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos. Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo!
O primeiro contato com a população local foi feito no dia 23 de abril. Os índios Tupiniquins, de origem tupi-guarani, habitavam o litoral do sul da Bahia. Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias pacificamente.
Frei Dom Henrique celebrou a primeira missa no dia 26 de abril. E acreditem, era domingo de páscoa! Compareceram não só os comandantes e suas tripulações, mas também muitos nativos curiosos atraídos pelo ritual.
Dias depois Cabral seguiu viagem até alcançar Calicute, mas deixaram por lá 2 degradados - condenados por crimes em Portugal - que meses depois foram resgatados e deram contribuições importantes aos portugueses.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:





Descobrimento do Brasil



Cantando esta cantiga,
Vamos todos estudar...
A história mais bonita,
que se pode imaginar!
.
Falando deste jeito,
Quem será que já não viu?
Que a história que falamos,
É a história do Brasil!
.
Quem é que não conhece,
Pedro Álvares Cabral?
O valente Almirante,
que nasceu em Portugal.
.
Cabral com sua espada,
Nossa terra descobriu...
Ano de 1500,
Dia 22 de abril!

Caravela de EVA

Material : EVA marrom

EVA branco

Caneta permanente vermelha e preta

Palito picolé

Fita adesiva







DIA DE TIRADENTES






Quem foi Tiradentes?

O seu nome era Joaquim José da Silva Xavier, nasceu em 1746 na Vila de São José Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais), Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Ficou conhecido como Tiradentes por ser dentista, profissão que aprendeu com o tio após ficar órfão. Tiradentes não foi apenas dentista, mas também minerador, tropeiro, entre outros ofícios. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.
Como muitos, Tiradentes não aceitava os altos impostos cobrados na época por Portugal, essa revolta foi aumentando até que surgiu um movimento revolucionário chamado de Inconfidência Mineira que tinha como objetivo acabar com os impostos abusivos e também conseguir a independência brasileira. Este movimento foi denunciado antes de ser concretizado. Foi iniciado um processo contra todos os revolucionários, mas apenas Tiradentes, o único condenado a morte foi enforcado em praça pública em abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. E sua casa foi queimada e seus bens confiscados.


Dicas de filmes, tv e livros:

Filme e novelas:
1948 – Inconfidência Mineira, de Cármen Santos (ator: Rodolfo Mayer).
1953 - Romanceiro da Inconfidência, livro de Cecília Meireles
1966 – Cristo de Lama, de Wilson Silva (ator: Waldir Maia)
1969 – Dez Vidas, de Ivani Ribeiro, TV Excelsior (ator: Carlos Zara)
1972 – Tiradentes, o Mártir da Independência, de Geraldo Vietri (ator: Adriano Reys).
1972 – Os Inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade (ator: José Wilker).
1976 – Saramandaia, de Dias Gomes, Rede Globo (ator: Francisco Cuoco — aparição especial).
1999 – Tiradentes, de Oswaldo Caldeira (ator: Humberto Martins).

Livros :
BENTES, Ivana. “ Independência ou Morte ”. Joaquim Pedro de Andrade: a revolução intimista. Rio de Janeiro : Relume-Dumará, 1996.
BERNADET, Jean-Claude. “O caso Tiradentes: notas ”. Piranha no mar de rosas . São Paulo: Nobel, 1982.
RAMOS , Alcides Freire. “ A conjuntura política (1964-1972) e Os inconfidentes ”. Canibalismo dos fracos : cinema e história do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.

15 de abr. de 2010

DIA DO ÍNDIO







DIA 19 DE ABRIL




19 de Abril
Dia do Índio
O Dia do Índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943.
A dificuldade em classificar os povos indígenas do Brasil vem do fato de que a violência, durante cinco séculos de colonização em que tiveram tomadas suas terras, destruídos muitos de seus meios de sobrevivência, proibidas suas crenças religiosas, sendo explícita ou disfarçadamente escravizados, provocou enorme mistura de povos e transferência de áreas.
Há grande diversidade cultural entre os povos indígenas no Brasil, mas há também características comuns:
A habitação coletiva, com as casas dispostas em relação a um espaço cerimonial que pode ser no centro ou não.
A vida cerimonial é a base da cultura de cada grupo, com as festas que reúnem pessoas de outras aldeias, os ritos de passagem dos adolescentes de ambos os sexos, os rituais de cura e outros.
A arte faz parte da vida diária, e é encontrada nos potes, nas redes e esteiras, nos bancos para homens e mulheres, e na pintura corporal, sempre presente nos homen
A educação das crianças se faz por todos os habitantes da aldeia, desde cedo aprendem a realizar as tarefas necessárias à sobrevivência, tornando-se independentes.
A família podia ser monogâmica ou poligâmica. Deixaram forte herança cultural nos alimentos, tendo ensinado o europeu a comer mandioca, milho, guaraná, palmito, pamonha, canjica; nos objetos, suas redes e jangadas, canoa, armadilhas de caça e pesca; no vocabulário: em topônimos como Curitiba, Piauí, etc; em nomes de frutas nativas ou de animais: caju, jacaré, abacaxi, tatu. Ensinaram algumas técnicas como o trabalho em cerâmica e o preparo da farinha. E deixaram no brasileiro hábitos como o uso do tabaco, mas sobretudo o excelente costume do banho diário.
No Brasil colonial os portugueses tiveram como aliados os índios aldeados, os quais se tornaram súditos da Coroa.








SUGESTÕES:





Música do indiozinho











Dedoche de índio feito de feltro



DIA DO LIVRO





"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato









José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Estreou no mundo das Letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista.
No curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, dividiu-se entre suas principais paixões: escrever e desenhar. Colaborou em publicações dos alunos, vencendo um concurso literário, promovido em 1904 pelo Centro Acadêmico XI de Agosto.
Morou na república do Minarete, liderou o grupo de colegas que formou o Cenáculo e mandou artigos para um jornalzinho de Pindamonhangaba, que tinha como título o mesmo nome daquela moradia de estudantes.
Nessa fase de sua formação, Lobato realizou as leituras básicas e entrou em contato com a obra do filósofo alemão Nietzsche, cujo pensamento o guiaria vida afora.
Viveu um tempo como fazendeiro, foi editor de sucesso, mas foi como escritor infantil que Lobato despertou para o mundo em 1917.
Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, "A menina do Narizinho Arrebitado". Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta.
Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
No Sítio do Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o Saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimento e idéias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.
Trabalhando a todo vapor, Lobato teve que enfrentar uma série de obstáculos. Primeiro, foi a Revolução dos Tenentes que, em julho de 1924, paralisou as atividades da sua empresa durante dois meses, causando grande prejuízo. Seguiu-se uma inesperada seca, obrigando a um corte no fornecimento de energia. O maquinário gráfico só podia funcionar dois dias por semana.


Sugestões de atividades para o Dia do Livro:

Cruzadinha



Máscara da Emilia



Marcadores de livro

COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA DA ESCOLA
















No dia 01 de abril de 2010 foi celebrada a Páscoa com a participação da comunidade escolar e seus familiares.
O ato aconteceu no sagão da escola onde os alunos fizeram suas ofertas e se apresentaram.Logo após os professores entregaram os ninhos aos alunos.
A direção da escola preparou uma pequena lembrança aos professores da escola.